Nanda bem vinda ao blog e obrigado por abrilhanta-lo com seus artigos de muita qualidade.

Ultimamente ando indignada com a sociedade brasileira e mais ainda com a minha geração. Nos tempos de juventude de nossos pais, a galera era politizada, participava de debates que pudessem ajudar a mudar o país e saíam às ruas para protestar com uma fome de justiça social que era de arrepiar.Porém, com o tempo, os adolescentes passaram a olhar apenas para seus próprios umbigos, fechados em suas bolhas de vidro, alheios a tudo que não lhes diz respeito e escutando músicas que falam sobre superficialidades. O egoísmo é gritante e a alienação choca.Há alguns meses atrás, nossa Excelêntíssima governadora Yeda Crusius decidiu "podar" o plano de carreira dos professores, prejudicando a formação e os salários de nossos educadores. Estes, por sua vez, utilizaram a única arma de que dispunham: a greve.Eis que a educação pública sofre um colapso. Greve no último trimestre do ano, há apenas alguns dias do fim do ano letivo, eu, no terceiro ano do ensino médio, às vésperas de um vestibular. Se fiquei em pânico? De jeito nenhum! Não me apavorei e não critiquei os professores por um simples motivo; Eles estão sendo prejudicados, consequentemente todos os alunos também serão, já que não dispõem de uma educação de qulidade.Pois bem, levantei a bandeira da causa, o que causou a fúria de alguns colegas, que revoltado, bradavam aos quatro cantos impropérios contra os professores, numa raiva cega pelo fato da greve subtrair-lhes alguns dias de férias. Detalhe: entre estes colegas, a maioria esmagadora não prestaria vestibular, ou seja, não seria prejudicada em nada.Confesso que fiquei revoltada com tais pessoas, que só se importavam com seus umbiginhos, enquanto toda uma classe de trabalhadores e uma multidão de alunos era terrivelmente prejudicada pela governadora.Não dá gente! Esse exemplo que citei faz com que eu ponha as mãos na cabeça e me pergunte o que minha geração espera do futuro. Viver numa redoma de vidro, ou num mundo virtual, não é e nunc será a solução. Pôxa galera, tá certo que sozinhos não podemos mudar o mundo, mas sendo conscientes, dá pra fazer uma diferençazinha, não é?Tá na hora de deixar de sermos alienados, parar de reclamar da política, da indiferença com o meio ambiente, mas continuar parado, olhando tudo e não fazendo nada.Como dizia meu grande ídolo Renato Russo "Vamos fazer nosso dever de casa, e aí então vocês vão ver".
Bem vinda Fernanda! Espero que sua participação seja bem acolhida pelos leitores e que os mesmos saibam dar valor e respeitar suas opiniões, criticas e afins.
ResponderExcluirVejo que começou em grande estilo hein!? O descaso e a alienação da atual sociedade brasileira é realmente um ponto a ser discutido e melhor avaliado por todos. A forma como a nossa geração e mesmo alguns remanescentes da geração passada vem encarando as adversidades e aceitando as injustiças é realmente preocupante. Somos enganados, humilhados, persuadidos e tratados como robôs pelo mercado de consumo quase que diariamente e simplesmente fechamos os nossos olhos ou fingimos que isso não nos afeta ou não é dirigido à nós.
No mais, algumas pessoas resolvem protestar e tomar alguma iniciativa apenas quando algo grave lhes ocorre ou ocorre com um dos seus. Este é outro grande problema. Muitas pessoas só adquirem coragem e força para exigir seus direitos, ou mais que isso, para buscar o mínimo de dignidade, através da dor, do sofrimento, da perda. A pergunta é, será que muito não poderia ser evitado caso medidas fossem tomadas antes dos inconvenientes, tragédias, desgraças, injustiças ou como for-lhes preferível chamar, ocorressem!? É necessário mesmo que as coisas tomem uma proporção triste e desagradável para que se faça algo!? Será que somente agora com o desmatamento ou, pior ainda, será que somente quando a nossa Amazônia não tiver mais solução é que vamos realmente no mexer!? Este é somente um exemplo. Temos muitos deles por ai, não é difícil encontrar.
A verdade é que as atenções e preocupações atuais estão voltadas para a beleza e não mais para o amor; para o dinheiro e não mais para a felicidade, para o futuro e não mais para o presente.
É fácil esperar dos outros, assim como é fácil reclamar. Agora, se todos esperarmos ou reclamarmos, que direção será que nosso futuro irá seguir!? Ou melhor, teremos um futuro para seguir!? Lembrem-se sempre, o amanha é construído hoje, sem o hoje, nunca se chegará ao amanha e amanha, na verdade, ainda será hoje!
Belas palavras, e é exatamente isto que eu sinto.
ResponderExcluiro mundo hoje tomou proporções catastróficas por causa do poder e do dinheiro.
Se nós, que somos o amanhã, não fizermos nada, talvez nem exista mais planeta pra chamarmos de nosso.
Muito bom fernanda. Tudo que tu falo eu concordo. Acho que devemos, nao so nos os jovens, toma uma atitude contra essa falta de carater e egoismo dos politicos. Mas infelismente nao tenho esperanças que algo mudara. pois desde que o Brasil começou a ser colonizado, as pessoas ja se preocupavam em apenas explorar os outros e ganhar dinheiro, e nao é diferente hoje. Podemos fazer manisfestações, escrever textos, falar, mas todos sabem que no Brasil apenas uns vao ser desligados do poder, mas os outros continuaram la, por que possuem o poder e sempre fazem o povo esquecer das "cagadas" que comentem e, assim, continuar explorando mais e mais o povo.
ResponderExcluirIaii galeraa...concordo sim com o que todos dissram, e eu sei q é muito dificil que a nossa voz seja ouvida, mas eu axo q devemos nos manifestar para que os que estao TEMPORARIAMENTE no poder saibam que estamos de olho em suas atitudes, e não venham com promessa somente na hora das eleiçoes.
ResponderExcluirO problema é que todo mundo fala e ninguém se mexe. Nós todos acusamos eles, mas os verdadeiros culpados somos nós, que elegemos os podres e deixamos nossas cidades, estados e país a mercê de gente incorreta, que só almejam o poder e nunca as necessidades do povo.
ResponderExcluir