domingo, 3 de maio de 2009

A VOZ DOS PALCOS

Bom galera antes de mais nada nós todos aqui do "A voz da vez "gostariamos de fazer um agradecimento muito especial para o nosso amigo e parceiro do Blog, Lucas Lisboa, que fez esse cabeçalho de entrada pra nós, que ficou muito lindo. Lucas nós ti agradecemos muito, você é um artista.

Hoje tem inicio uma nova coluna, porem com uma colunista que todos os leitores do Blog conhecem e tenho certeza que admiram. Essa coluna se chama a Voz dos Palcos e vai ser escrita pela excepcional atriz Fernanda Fernandes. Abraços a todos e se deliciem com essa coluna que está maravilhosa.




A VOZ DOS PALCOS

Para estreiar esta coluna, resolvi não falar de teatro, mas de nós, simples mortais, que dormimos, acordamos, comemos - e por que não?- defecamos. Nós, que movemos o mundo como pequenas peças de uma grande máquina. Tudo bem, eu sei que vocês aí devem estar se perguntando: "porque essa doida vai filosofar se a coluna é sobre teatro?" Simples caros leitores:porque o teatro não existe sem seres humanos, sejam eles atores ou não. O teatro teve origem quendo os homens tomaram consciência de seus sentimentos e passaram a expressá-los. Teatro nada mais é que isto: a representação de sensações e emoções. Augusto Boal, um dos mais respeitados diretores do teatro brasileiro, prega a tese de que todos somos espec-atores, ou seja, assistimos a representação dos outros sem perceber que também fazemos parte do espetáculo. Explico melhor. Suponhamos que ocorra um assalto, você, por medo, impotência ou até mesmo egoísmo, não fará nada, apenas assistirá. Neste momento você está sendo um espectador do que está ocorrendo, mas também um ator, pois participa da cena, mesmo que sem querer.Teatro é exatamente isto, a externção dos sentimentos. Portanto, meus queridos leitores, nesta coluna proponho não apenas a divulgação da arte, mas também da essência do teatro. Tenhamos a consciência de que todos somos atores em potencial, alguns como pedras brutas e outros como diamantes lapidados.

2 comentários:

  1. isso ae... eu li uma frase um dia que dizia assim "a vida uma peça de teatro que nao permite ensaios" lembrei de ti direto fernanda. nao sei o que comentar, hoje to sem ideias :p

    ResponderExcluir
  2. Somos atores e, porque não, autores de nossa própria historia. Atuar é viver pois a vida é um grande palco onde podemos ser tanto atores principais quanto coadjuvantes da nossa ou até mesmo da historia dos outros. Depende do potencial de cada um, mas no fim todos tem um papel que, por menor que seja, ajuda a formar o grande epetaculo da vida.

    ResponderExcluir