
FERRONY
(Alessandro Ferrony)
Bandas de rock em Cachoeira... no eczistem!
Foi fundada há alguns anos em Porto Alegre a Bandinha Di Dá Dó, um projeto musical maluco, porém muito interessante e criativo capitaneado pelo meu amigo Zé, da No Rest que é, digamos assim, ahn... a banda séria dele. Mas lá pras bandas da capital "bandinha de dar dó" é exceção, mas por aqui não, em Cachoeira esta é a regra. E como na última coluna eu ameacei escrever sobre rock mais uma vez, eis a concretização. Porque eu não só prometo, eu cumpro. Mas na verdade eu tinha pensado em continuar fazendo relatos pessoais, a minha experiência com o rock. Mas daí parei e pensei se isso não seria uma forma de exibicionismo ou de afagar meu próprio ego, e esse erro não posso me permitir cometer. E como quem acessa o blog são pessoas inteligentes e qualificadas (99%, né?), não posso querer transformar isso aqui numa passarela do meu eu e nem subestimá-las, não acham?
Mas deixa eu seguir com essa "linguiça", o meu poder de síntese é limitado, mas eu acho isso uma vantagem, e às vezes é justamente a falta de objetividade que prende a atenção de quem lê. Bueno, adiante. E como esse blog é de Cachoeira, idealizado por um cara de Cachoeira e que gosta de tomar banho de Cachoeira hoje eu vou escrever sobre as bandas de rock de... Cachoeira. Queria eu ter coisas boas para dizer e redigir a respeito das tais bandas, mas é impossível. Na verdade o que existem são pessoas, quase na totalidade jovens, que empunham instrumentos sem saber tocá-los, ou que o fazem mal e porcamente. Gente que saiba tocar, que dá pra chamar de músicos é exceção.
Uma época era regra começar tocando Ramones, afinal, todo mundo que se envolve com o rock e com bandas tem a sua fase Ramones, é quase impossível escapar. Eu já tive a minha também, e tenho vergonha disso. Mas como dessa vez o texto não é sobre alguma experiência do colunista, vamos em frente. OK, mas tudo bem, vá lá... também não dá pra ser crítico demais, querer que de cara a piazada pegue uma guitarra e saia tocando que nem o Joe Satriani, seria uma cobrança injusta. Mas o que pega é que passa o tempo, em alguns casos anos, e os "músicos" não evoluem, não saem do zero, não contribuem em nada. Ah, mas sempre haverá alguma festa popular num domingo ensolarado na praça com distribuição de erva-mate, cuja última atração da tarde é uma banda de rock local e lá estarão os gurizinhos assassinando riffs alheios e meia dúzia de gatinhas, colegas de aula daqueles que estão em cima do palco, ajudando a perpetuar o ciclo reprodutivo desses verdadeiros rockstars de bairro, verdadeiros apedeutas musicais. É triste, mas é verdade: estamos em novembro de 2009 e não há uma mísera banda de rock nesta cidade que seja digna de ter seu nome mencionado nesse texto ou nesse blog. Em outros tempos a gurizada se puxava mais, havia mais criatividade e mais suor, era mais difícil conseguir os instrumentos, o pessoal valorizava mais cada conquista.
As referências também eram melhores. Nos anos 80 e 90, só pra não ir mais longe, neguinho formava banda inspirado no U2, no Guns N' Roses, no Nirvana, no Metallica... ótimas influências, sem dúvida. Hoje em dia a gurizadinha ganha guitarra importada de 5 mil reais sem fazer muita força pra tocar cover do Reação Em Cadeia e da Fresno e quando se arriscam em alguma composição própria sai sempre algo na linha "ai meu amor, você me deixou, estou cheio de dor, estou de coração partido, sou um pássaro sem ninho", e por aí vai... que horror!
Bom, pra quem nunca experimentou Jack Daniel's, Toddy morango é tequila.
Será que dá pra chamar os grupos musicais, com talentosos prodigiosos de cachoeira de banda?? É, infelizmente nessa cidade poucos tem idéia do que é música boa...
ResponderExcluirTexto genial! (Quando crescer quero escrever como o Ferrony.. >.<)
Tchê, não entendo muito de Rock.. Mas entendo um pouco de Cachoeira.. he he. Baita Texto! Parabéns! Abração
ResponderExcluirIncrivel texto amigo Ferrony...tu sabe que estou meio por fora do meio musical de cachoeira, mas eu sei que no meu tempo as bandas agiam como verdadeis lavadeiras, sempre discutindo, sempre reclamando, sempre se queixando...isso deixa qualquer um desgostoso com o meio...abraços
ResponderExcluirCara eu acho que tu se equivocou e não avaliou muito bem a nossa cidade. Ela é um berçário de ótimos músicos como lilico, jader, woodstock, juliano, márcio crespo, neemias, simão, alemao diego, fera, estes que já estão há tempos na estrada, e também tem uma gurizada nova que promete como o dé, o joão e canhoto da texas, o voodoo, igor, pepe e o pinho da agranel, entre outros tantos. Cachoeira teve e ainda tem otimas bandas, desde Pedaços de Vida, Cálice do Sol, que são bandas antigas mas que marcaram o rock'n'roll na década de 90 na nossa cidade, até Texas Flood, Agranel, Bliferzantes, Eletric Flowers que são mais recentes. É só parar e analisar meu.
ResponderExcluirFrancisco.