quinta-feira, 24 de setembro de 2009

XIS
(Leticia Pereira)


Terror e Suspense
do jeito que a gente gosta

Ninguém resiste as cenas de suspense, aos gritos, as perseguições, ruídos ou até mesmo silêncio absoluto, o que dá aquele clima tenso que os aficionados adoram. Nós gostamos de sentir medo, gostamos de acreditar nas coisas absurdas que vemos na telas. O gênero terror-suspense (como conhecemos hoje) vem se adaptando e evoluindo desde a década de 70.

Quem não se lembra da história da menina de 12 anos possuída pelo demônio? O Exorcista, lançado em 1973 até hoje é citado como um grande clássico do gênero. O Massacre da Serra Elétrica atingiu inacreditável sucesso ao chocar o público em 1974 com seu realismo cruel. A história aterrorizante, baseada em fatos reais, é considerada por muitos como um dos maiores suspenses de todos os tempos, tornando-se marca registrada do gênero de terror, o que influenciou incontáveis filmes. Dois anos depois em A Profecia, um marido preocupado em não chocar a esposa contando que o filho deles morreu durante o parto, adota um recém-nascido de origem desconhecida, sem saber que a criança era o AntiCristo em pessoa. No mesmo ano, Carrie-A Estranha, jovem dotada de poderes extra-sensoriais, rejeitada por todos nos comove e nos apavora.

Na década de 80 o psicopata Jason Voorheess aparece pela primeira vez no Lago Cristal para amedrontar uma colônia de férias em Sexta-Feira 13 e a história faz tanto sucesso que é contada em oito filmes até 1993 em Jason Vai Para o Inferno- A Última Sexta-Feira 13 (que não seria a última, em 2002 surgiu Jason X e a ppuco tempo a Paramount Pictures trouxe de volta as telas o assassino da máscara de hóquei).

Em 1982 os filmes de fantasma vêm com tudo. Poltergeist - O Fenômeno levanta os cabelinhos da nuca de milhares de pessoas com a história da família visitada por fantasmas em sua casa. Já em 88 o que apavora é o Brinquedo Assassino. Um serial killer é morto em um tiroteio com a polícia, mas antes de morrer utiliza seus conhecimentos de vodu e transfere sua alma para um boneco. Claro que você se lembra do “adorável” Chuck. O enredo sangrento e cruel repete o sucesso de Jason e continua em Brinquedo Assassino 2 (1990), Brinquedo Assassino 3 (1992), A Noiva de Chucky (1997) e O Filho de Chucky (2004).

Na década de 90 surge o “terror teen” (garotos fortinhos e safados e garotas lindas e bobinhas). Pânico (1996) e Eu Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado (1997) foram grande sucesso de bilheteria. As histórias dos jovens que começam a receber ligações de maníaco que faz perguntas sobre filmes de horror, matando quem erra as perguntas e dos quatro adolescentes que atropelam e supostamente matam um desconhecido, depois jogam o corpo dele no mar foram sucesso de bilheteria, e formaram um padrão nos filmes de terror que é seguido até hoje.
Encerrando a década com chave de ouro temos O Sexto Sentido. Lançado em 1999, o filme é um dos exemplos de “suspense inteligente”. No Brasil, o filme foi líder absoluto de público, tendo liderado o ranking semanal por mais de 2 meses e levando aos cinemas mais de 4 milhões de pessoas, tornando-se o filme que mais expectadores teve em 1999.

A mistura de todos esses filmes resulta nos grandes sucessos que surgiram nos anos 2000, como Os Outros (2001), a série Jogos Mortais (2004), O Albergue (2005), O Exorcismo de Emily Rose (2005), O Orfanato (2007), a Órfã (2209)...

7 comentários:

  1. Nada melhor que um filme apavorante, uma bacia de pipoca e uma ótima companhia. Mandou muito bem Lê!

    ResponderExcluir
  2. Ah sim sempre é bom estar acompanhada, essa é a graça dos filmes de terror!
    Corrigindo o que o editor (Rogério) deixou passar: ali no segundo parágrafo o nome do filme é O Exorcista e não o Exorcismo! :D

    ResponderExcluir
  3. Rogerio Colombelli Mielke26 de setembro de 2009 às 08:49

    Leti que gafe a minha.É verdade, deixei passar esse erro, mas já consertei. O texto tá maravilhoso, gostei muito e me deu muita saudades desses filmes antigos. Bjaummm e parabens

    ResponderExcluir
  4. Ah, mas ela esqueceu da assustadora Samara de O Chamado...

    ResponderExcluir
  5. Ahora sim Rogério!
    Ahh eu deixei passar muitooos filmes Nanda! Coloquei os que mais me carcaram mesmo...
    os mais antiguinhos são os que minha mamãe gosta e que a gente olha junto até hoje hehe

    ResponderExcluir
  6. Uma menina bem bonita e fã de todos esses filmes... ah, cuidado que eu me apaixono!

    ResponderExcluir