
A VOZ DA GALERA
(Fernanda Fernandes)
Quem ja não viu o vídeo da cantora Vanuza cantando o hino nacional? Dificilmente alguem dirá que não, já que o mesmo se tornou febre na internet e apareceu em vários programas, inclusive no aclamado top five do excelente CQC.
O vexame da cantora, que segundo ela foi motivado pelo uso de medicamentos fortes, me fez pensar em algo que ja tinha notado há muito tempo: grande parte da população brasileira não sabe cantar todo o hino, e quando sabe, não tem a menor idéia do que está falando.
A linguagem rebuscada, cheia de floreios, não condiz com nossa linguagem atual, moderna e bem mais prática.Aquela cena classica, de jogadores de futebol mal mexendo a boca, tão criticada por alguns, na realidade, vista por esse ângulo, é bem compreensível.
Seria melhor se nosso hino, símbolo da nossa pátria, ganhasse uma nova versão, uma modernizada. Talvez assim, situações como a da cantora Vanuza pudessem ser evitadas.
E pra quem acha que o que eu disse é um ultraje ao patriotismo, ou uma ignorancia, saibam de uma coisa: ultraje é uma nação não saber seu hino, e ignorância é achar que a culpa é do povo.
Galera, pra quem quiser mandar sugestões de pauta, ou simplesmente dar sua opinião sobre a coluna, ta aí meu email: nandinha_smurffet@hotmail.com
>acessem www.fotolog.com/lucas_lisboa<
ResponderExcluirbaah, tive que comenta sobre isso. falo tudo fernandinha, eu sei o hino direitinho, e sei o que ele quer dizer, mas porque eu fui buscar o significado de grande parte dele. O pretinho Basico, ou outro programa que eu nao lembro agora, fez uma versao moderna do hino, que ficou com o mesmo arranjo musical so que com a letra mais "intendivel". Muito Bom.
Primeiramente queria dizer que gostei muito mesmo do texto e concordo plenamente contigo nandaa...Isso quem diz é o ROgerio
ResponderExcluirE segundamente uahuahua...a equipe do blog A voz da vez,gostaria de agradecer ao Lucas pela arte feita no cabeçalho do blog, parabens, ficou otimo...
Jas postamos o link do teu fotolog nos nossos links preferidos
Abraçao Lucas e bjaoo Nanda
Fernanda,
ResponderExcluirAchei muito coerente a questão que você abordou no texto, embora eu concorde que o Hino seja de uma linguagem rebuscada, também o tenho como uma obra prima... Mas se o nosso hino fosse "popularizado"!?... Você acha que as pessoas iriam saber cantá-lo perfeitamente?
Eu creio que não. Não podemos plantar patriotismo e orgulho no coração das pessoas.
O maior exemplo disso é o Hino Riograndense. Também possui uma linguagem complexa, mas como o Hino Nacional, possui uma riqueza cultural imensa. E o povo gaúcho o sabe decorado e canta com orgulho.
Não podemos popularizar cultura e história, senão acabamos por perder a nossa identidade.
Mas de qualquer forma respeito a sua opinião e lhe parabenizo, pois escreve muito bem.
Um Abraço e até mais.
Vagner, respeito a tua opinião e até concordo com ela. Nada me emociona mais do que o Hino do nosso Estado, que enaltece os feitos do nosso povo.
ResponderExcluirPorém o Hino Brasileiro prima pela beleza das palavras, e não pelo significado real delas.
Não esqueçamos que os autores eram poetas parnasianos, ou seja, não se importavam realmente com o simbolismo, mas sim com a aparência dos versos.
Amar o hino e canta-lo é uma característica singular do povo gaúcho. Mesmo que o hino nacional fosse "suavizado" á situação continuaria a mesma, na minha opinião.
ResponderExcluirA ortografia já foi modificada com a intenção de facilitar a escrita e qual foi o resultado?
É uma questão delicada...
Talvez essa mudança seja realmente impossivel, mas que o hino brasileiro não tem significado real para seu povo, lá isso é verdade...
ResponderExcluirAh isso é FATO Nanda! :(
ResponderExcluir