terça-feira, 15 de setembro de 2009

XIS

Hoje começa a coluna fixa da academica de Jornalismo Leticia Pereira. A coluna se chama XIS e vai falar sobre diversos temas da area cultural. Fiquem com essa leitura que é maravilhosa. Aproveitando o espaço para lembrar, que voces podem mandar emails com os seus artigos para avozdavez@yahoo.com.br de preferencia com foto,nome e ocupaçao para podermos dar os merecidos creditos no texto. Um abraço a todos e obrigado



XIS
(Leticia Pereira)
Slumdog Millionaire*
Quais as probabilidades de um jovem que trabalha servindo chá em uma empresa de telemarketing ganhar um programa de perguntas e respostas no estilo do Show do Milhão? A mesma que um filme indiano tem de ganhar 8 Oscars.
Jamal Malik cresceu nas favelas da Índia, em Mumbai,(a capital financeira da Índia, habitat de uma população miserável, submetida às mais degradantes condições de vida e de todo um universo de exploradores) junto com seu irmão Salim. Apesar da extrema miséria era uma criança feliz, fã de Amitabh Bachchan (ator que apresentava a versão indiana do programa de TV “Quem Quer Ser um Milionário?” e que faz uma participação especial no filme). Depois de presenciar o brutal assassinato de sua mãe, ele e o irmão têm que aprender a se virar sozinhos. Ele então conhece Latika, outra menina órfão, e é na sua infância triste que ele encontra as respostas corretas para o programa Quem Quer Ser um Milionário?
Ninguém entende como um jovem vindo da periferia consegue chegar tão longe no programa, e ele acaba sendo preso e torturado, por suspeita de trapaça. Depois de solto, ele volta para o programa para responder a pergunta que vale 15 Milhões de rúpias, motivado pelo amor que sente desde criança por Latika.
Com roteiro de Simon Beaufoy, baseado no livro de Vikas Swarup, e direção de Danny Boyle, o filme é fantástico. Em duas horas consegue retratar de forma realista a situação das favelas e o abuso infantil muito comum na Índia. Os três atores mirins que protagonizam o filme Ayush Mahesh Khedekar (Jamal), Rubiana Ali (Latika) e Azharuddin Mohammed Ismail (Salim) serão exceções dessa triste realidade: uma clausula em seus contratos garante que até os 16 anos eles serão levados ao colégio por um motorista contratado pelos produtores do filme.
Ganhador de 8 Oscars, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição, Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora, Melhor Canção Original (“Jai Ho”) e Melhor Som. 4 Globos de Ouro, nas categorias de Melhor Filme – Drama, Melhor Diretor, Melhor Roteiro e Melhor Trilha Sonora. 7 prêmios no BAFTA, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Fotografia, Melhor Edição, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Trilha Sonora e Melhor Som. E o Prêmio do Público, no Festival de Toronto.
A história do orfão apaixonado, que se aventura num programa de televisão, a trilha sonora perfeita, a fotografia, e os toques certo de comédia a tragédia fazem deste filme um dos melhores do ano.
(*) "Slumdog" - o termo polêmico cunhado pelos cineastas para descrever os jovens favelados de Mumbai e que está no título original do filme, "Slumdog Millionaire" – foi considerado o novo termo, a nova modinha, de Hollywood.

2 comentários:

  1. Muitoo tri o texto. Sabe que eu tenho esse filme em casa mas ele nunca me atraiu, entao até agora nao olhei. Mas apos ler esse texto confesso que fiquei muito curioso, olharei o quanto antes. Depois eu venho aqui dar minha sincera opiniao. Parabens leti, muito convincente.

    ResponderExcluir
  2. Acabei de olhar com a Elisa o filme...nós amamos, ouso dizer que é o melhor filme do ano pra mim...Mereceu os 8 oscars...

    ResponderExcluir