quarta-feira, 28 de outubro de 2009


FERRONY

(Alessandro Ferrony)

Errar e assumir: vocês estão prontos?

Confesso que como colunista deste blog ainda não me dei a oportunidade e o respeito aos demais colegas de ler as colunas alheias pra saber por onde vai o pensamento de meus parceiros escribas. Isso é um erro e é motivado pela correria e pela preguiça, duas belas e solenes desculpas que todo mundo adota, não importa a ocasião. Mas logo colocarei a leitura em dia, essa semana ainda, tenham absoluta certeza.

Pois bem, mas este meu erro não chega a ser grave. Hoje eu vou tratar de um erro maior, quando a gente erra na hora de votar. Eu já errei na hora de votar. Não na última eleição, que foi local. Nessa eu votei certo pra prefeito e pra vereadora e estou me orgulhando das minhas escolhas. Mas na penúltima vez que votei errei feio, bem feio.

Taí uma coisa bonita e útil: admitir o erro, dar o braço a torcer. Uma coisa é a gente votar em fulano ou ciclano e depois cobrar se achar que não estão correspondendo às nossas expectativas, individuais e coletivas, evidentemente, e dar aquele puxão de orelhas pra ver se entram na linha. Mas tem aqueles que a gente vota errado e depois percebe que são baita falcatruas e chefes de quadrilhas, inclusive, que daí não tem como a gente se manifestar porque em alguns casos não vale a pena.

Mas em outros casos é bom a gente deixar que sangrem até a última gota, entronados e com o cetro na mão, mas bastante debilitados e tomando pau da mídia diariamente. Mídia esta que é bom salientar que JAMAIS será mediadora da realidade, e sim ATRIZ DA POLÍTICA, assumindo o papel e induzindo os leitores/telespectadores/ouvintes/internautas a votar naqueles candidatos que forem mais convenientes e servis aos interesses dos donos das empresas de comunicação (leia-se $). O que não dá mais é a gente ficar assistindo a mídia escolher o candidato que ela quer e ir na onda, achar que somos nós que estamos elegendo A ou B. A mídia não é só uma atriz, é uma prostituta. Uma putana dessas bem baratinhas, que fazem ponto no meio-fio com a bunda e as tetas à mostra.

Então, já sabem: ano que vem tem eleição outra vez e creio que a maioria dos leitores deste blog não tenha ainda idade suficiente pra ter votado mais que duas vezes na vida, então, se em alguma dessas oportunidades já erraram, dia 03 de outubro de 2009 terão a chance de acertar, pra não deixar que o nosso estado e o nosso país sejam eternos palanques de politiqueiros falastrões e palco de negociatas escusas.


7 comentários:

  1. É isso ae Ferrony, concordo contigo. Venho insistindo à muito tempo já, nós precisamos ter consciência política e analítica. Tá na hora da nossa geração, tão acomodada, levantar a voz e mostrar pra essa corja que governa nosso país, que nós não estamos satisfeitos.

    ResponderExcluir
  2. Seria muito interessante o senhor dizer que errou nesta eleição depois de conseguir um cargo alto na Prefeitura para fazer um belo trabalho. Agora, se possível, seja menos generalista ou imaturo quando se refere à mídia. Se seus colegas formados em jornalismo atuam como putas, nem todos são assim, falou!

    ResponderExcluir
  3. Acredito que para alguém que foi favorecido com a queda do diploma, o amigo aí está "pregando moral de cuecas", já que, de certa forma, também é um formador de opiniões.
    Quem não deve não teme...

    ResponderExcluir
  4. Nandinha, não fui favorecido com a queda do diploma. Pelo contrário, já trabalhava como repórter antes disso e claro que tenho opinião com relação a este assunto. Sugiro que se informe e pesquise quantos dos melhores repórteres do país possuem diploma. Você vai se surpreender com os nomes. Ah, muda tua frase, querida. Quem se informa não teme...

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Vinicius, informação é o que não me falta, prova disto é que não sou uma "analfabeta funcional" que simplesmente lê e não interpreta o coteúdo do texto. Quanto à grandes repórteres, os mais respeitaveis e confiáveis, possuem diploma sim. É o seu caso??

    ResponderExcluir
  7. Grande texto Ferrony, falou tudo. E quanto a discussao que surgiu quanto a queda do diploma, sou totalmente contra. Acho que os cursos de jornalismo formam profissionais respeitaveis que deveriam ser empregados em suas areas.

    ResponderExcluir