quinta-feira, 1 de outubro de 2009

A voz das Ideias

Pessoal hoje começa a coluna do, academico de publicidade e propaganda na Universidade Federal De Santa Maria( Ufsm), Joao Arthur Homrich. Seja Bem vindo Joao, e pessoal espero que gostem, porque ele é um grand escritor. Abraços a todos e fiquem com a Voz das Ideias


A VOZ DAS IDÉIAS

( João Arthur Homrich)


2012

Sabe, eu queria escrever algo atemporal, mas não vou conseguir. "O tempo é uma ilusão", como diria Stephen Hawkins e outros físicos, mas todos os seres humanos caem vertiginosamente nessa ilusão e são regidos por ela. O que pensar de uma raça que é governada por uma variável inexistente perante a complexidade minúscula da matéria de um átomo? Uma vez sendo humano, também tenho minhas ações pesadas na necessidade de tempo ou no assombro que a falta dele pode causar. Sendo assim, não vou fugir disso para escrever.

Portanto, vamos aos fatos temporais: hoje tenho 18 anos, estou na faculdade e tenho pouco tempo para acabar esse texto; em 2012, terei 21 anos e provavelmente estarei formado.Alguns "estudiosos" dizem: o mundo vai acabar no ano de 2012 (isso não é um fato, mas uma projeção), uma vez que há uma profecia Maia baseada em alguns cálculos astronômicos (literalmente!), os quais demonstram que a terra vai mudar de maneira assustadora o seu ângulo de rotação e tudo mais.

Ok, você já ouviu diversas profecias, entretanto dizem que agora é sério, do mesmo jeito que sempre disseram. E quanta ironia, não? Justamente quando vou estar formado, dizem que o mundo vai acabar e quase não vou poder usufruir dos benefícios oriundos de um diploma na mão. Incrivelmente, não estou preocupado com o fim do mundo. Verdade, não estou! Se o mundo tiver que acabar, pois acabe. Eu não vou poder fazer nada mesmo, infelizmente. Não sou o filho do Jaspion para salvar o planeta de todos os perigos e eu não posso sequer me preparar para o fim de tudo, uma vez que o "estar preparado" significa que você está pronto para as conseqüências de determinado fato.

Contudo, o fim não é um fato, é apenas um fim e não vai ter conseqüência alguma, exceto a de que mais nada vai existir depois disso. Sendo um pouco sartreano, a existência é algo tão gratuito e quando a própria "gratuidade da coisa" está ameaçada decidimos nos preparar pra isso? Que ridículo!Já passo algumas horas do meu dia me preocupando com as outras pessoas, tenho o direito de ser um pouco egoísta e alimentar outras preocupações: o que fazer se o mundo não acabar? Antes de me preparar para o fim do mundo, preciso estar preparado para o começo de um novo; preparado para usar o meu diploma da melhor maneira possível. Hoje tenho bons colegas de aula, trabalho e festas; não preciso dar muitas satisfações pra ninguém; sempre me sobram uns dois reais e umas duas horas para dividir uma cachaça com os amigos ou o refrigerante pós futebol. Será que ainda vou ter isso depois de estar formado, no tão fatídico ano de 2012? Não sei.

Eu sei que, assim como o tempo, o futuro costuma ser uma ilusão da qual é impossível estar 100% preparado. É bem melhor se preocupar com o presente e com o que estou fazendo da minha vida agora; com a minha formação, ao invés da minha formatura. Com isso, o preparo vem naturalmente. Se a vida e o mundo continuarem existindo, vou aprender a vencer os obstáculos e me acostumar com a ordem natural dos acontecimentos; se, em contrapartida, a existência, o universo e a minha própria graduação acabarem... bem, estando preocupado em montar uma boa trama, o final sempre vai ser feliz, em 2012 ou em qualquer ano.



2 comentários:

  1. Grande amigo e parceiro de evolução (em todos os sentidos), João, tomo a liberdade de te dar teu primeiro comentário aqui no blog. Parabéns pelo teu trabalho e por tudo que tu vens fazendo na tua vida, com certeza a voz das tuas idéias canta uma sinfonia de sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Depois de ler esse texto excelente, cheio de sarcasmo e com dúvidas reais (das quais eu compartilho), só me resta assinar embaixo do que disse o Mateus. E, claro, bem-vindo à equipe!

    ResponderExcluir