terça-feira, 6 de outubro de 2009

MISTO QUENTE

(Rogerio Mielke)

Estudando Tom Zé
Eu adoro a musica brasileira. Acho ela tão rica e tão cheia de tudo. O cheia de tudo que eu quero dizer, é essa mistura de ritmos, instrumentos, vozes, culturas e etc. Bom, e como falar nisso tudo sem citar o nome do grande Antônio José Santana Martins mais conhecido como Tom Zé.

Sim esse cara nasceu de uma familia "montada na grana" por causa de um bilhete de loteria premiado. Mesmo com essa situaçao financeira previlegiada ele nao deixou de cantar em prol dos que não tinham tanta sorte.
Esse grande compositor, cantor e arranjador participou do grande movimento contra a ditadura chamado de Tropicalismo nascido nos anos 60. No ano de 1968 tirou primeiro lugar no IV Festival da musica popular brasileira com a musica "São, São Paulo meu amor".

Após esses acontecimentos sua popularidade decaiu um pouco devido ao seu modo de arranjo, que era experimental, ele queria inovar. No final dos anos 80 ele foi descoberto pelo musico David Byrne,que tocava na famosa banda Talking Heads, e entao foi levado para os EUA, lá fazendo um sucesso estrondoso.
Nessa trajetoria cheia de altos e baixos ele lançou 19 discos , e esta com o seu ultimo trabalho lançado em 2008 chamado Estudando a Bossa.Esse disco é brilhante e mostra que Tom Zé esta na sua melhor forma.

Esse é um musico completo e original com uma discografia que vale a pena acompanhar. Essa é minha dica de hoje, ovindo Tom zé, voce vai ouvir muito mais que musica, voce vai ouvir poesia pura em forma de palavras e sons.

4 comentários:

  1. E este 'louco' foi indicado ao Grammy Latino, junto com Caetano e D2. Merecido ao grande Tom Zé, muito bem citado pelo Rogerinho, fazia tempo que não ouvia falar dele. Uma pena

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente os bons sempre são esquecidos...

    ResponderExcluir
  3. Pior que é verdade... os bons, os melhores, os diferentes e por que não "revolucionários" são jogados para trás... os que sustantam um talento imensurável muitas vezes morrem se ter ao menos TENTAR MUDAR!!! Apesar de não gostar do Lula.. ele é a prova viva disso, de operário metalurgico (com letras minusculas) à Presidente da República Federativa do Brasil (com letras MAIÚSCULAS).

    ResponderExcluir
  4. Eu falei pelos "idolos esquecidos" que não tem chance... já o Tom Zé que era montado na grana o que tinha condições de verdade... hoje em dia é apenas um idolo esquecido infelizmente!

    ResponderExcluir